Kit do atleta Corrida 9 de Julho
Corrida com neutralização de carbono

Corrida com neutralização dos gases de efeito estufa

Serão plantadas/doadas 1547 árvores

A corrida em comemoração ao dia 9 de julho compensará toda a emissão dos gases de efeito estufa (GEE) gerada pela prova.

A organização do evento será em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura, a qual realizou um estudo visando neutralizar 100% da emissão desses gases, o que garantirá ao evento, o conceito de CARBON FREE, através do plantio e doação de mudas de espécies arbóreas nativas da mata atlântica.

O estudo para a compensação foi desenvolvido na ação que se baseia no GHG Protocol, ferramenta de medição e gerenciamento das emissões de gases do efeito estufa mais utilizada no mundo, desenvolvida pelo World Business Council on Sustainable Development (WBCSD) e o World Resources Intitute (WRI).

Dessa forma, foi feita a contabilização, em toneladas, de tudo o que emitirá gases de efeito estufa durante a prova, ou seja, a estrutura operacional da mesma, a qual reunirá policiais, agentes de trânsito, defesa civil, funcionários das secretarias de esportes, meio ambiente e agricultura, apoio da área técnica e aos corredores, além de instalação de postos de hidratação e transporte coletivo.

Com isso, a prova torna-se CARBON FREE e ganha critérios ambientais, devido à neutralização dos gases de efeito estufa agregado a atividade social através do plantio e doação de mudas espécies arbóreas nativas da mata atlântica.

Com a estimativa de participação de 1500 (um mil e quinhentos) atletas e utilizando a ferramenta GHG Protocol, chegou-se ao resultado, que o evento com toda a sua estrutura e participantes, produzirá aproximadamente 2 (duas) toneladas de gás carbônico.

Dados da ferramenta mostram que o número total de árvores a serem plantadas/doadas para compensação será de 1.547, considerando uma árvore designada para cada competidor.